SERÁ QUE VAI DAR CERTO?


Ricardo e Eliana Sá
Embaixadores do Caná Encontros pela Fé

Do ponto de vista cristão, um relacionamento dá certo, quando as relações humanas são assemelhadas ao modo como Deus ama, cria e Se revela. Trata-se de um processo de auto-revelação, que é uma experiência de Amor.

Deus ama num processo de revelação, ou melhor, de auto-revelação. Isto significa dizer que Deus ama a partir do momento em que começa a se auto-revelar, até o ápice de Seu completo desvelar-Se de Amor em Seu Filho Jesus Cristo. E a nossa humanidade é o lugar que Deus escolheu para revelar-se! Não é sensacional?

Portanto, o Amor humano “dá certo” na medida em que nossa humanidade aceita se revelar, num processo contínuo de um amor que se entrega ao outro.
O modo como Deus DIVINAMENTE nos ama, quer nos ensinar o modo como HUMANAMENTE o AMOR se instaura. Este Amor é feito de liberdade, autorelevação, escuta, espera, presença, rebaixamento e companhia, entre tantas coisas.

O livro do Êxodo , nas Sagradas Escrituras, capítulo 3, explica como Deus, já ali, no Antigo Testamento, se auto-releva “encarnado” na realidade humana. Suas expressões são: “Eu ouvi, eu vi, eu desci para estar no meio do meu povo.” Portanto, é através da percepção humana que a grandeza de Deus e de Seu Amor se revela, e a Bíblia, assim caminha até o “tempo favorável” quando Deus revela Seu rosto encarnado em Jesus. Assim começa a nos ensinar, basicamente, sobre o que é o Amor e o quanto este Amor está presente e, na verdade, se concretiza nas relações humanas.

Jesus, então, é o Amor de Deus que se encarna, toca, se abaixa, escuta, perdoa……e Ele é o Deus servidor de Seu povo, inclusive.
É assim, e somente assim, que as relações humanas e relacionamentos, do ponto de vista cristão, podem funcionar. Trata-se, exatamente, do Amor Humano num processo de se tornar originalmente semelhante ao Amor que o gerou.


A palavra PROCESSO é fundamental.


O fato é que Deus entrou no processo do homem e sempre foi assim, relata a Sagrada Escritura. Auto-revelação é processo humano assumido por Deus.
Todo relacionamento cristão é PROCESSO DE AUTO-REVELAÇÃO e isto comporta tempo, paciência, capacidade de encantamento do processo mesmo; é amor que propõe, espera, acolhe, acompanha, zela, se faz presente, acredita, ampara, sofre.

Entendeu? É com Deus que a gente aprende sobre as relações humanas.

Nosso app, que em breve estará disponível, quer ser ferramenta de ensino, descoberta e aprofundamento desta experiência de amor, deste processo em todos os seus âmbitos mais necessários e desafiadores, a saber, a sexualidade, as relações humanas, o afeto, o desenvolvimento humano, a família, a Igreja.


Somos uma escola do Amor onde ser aprendiz é a mais alta capacitação.